"Dicas do Fê" - O dia do Curinga e O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares

Olá Pessoal


Meu amigo livreiro de longa data Felipe, me indicou dois livros que amei. O dia do Curinga do mesmo autor que O mundo de Sofia, que li na adolescência e amei, e O Orfanato da Srta. Peregrine que confesso estava receosa em ler pois assisti ao filme e não gostei muito. Enfim, resolvi aceitar as indicações de quem sabe sobre meus gostos literários e aqui seguem as resenhas.


O Dia do Curinga- Jostein Gaarder (editora Seguinte)

Quem leu O Mundo de Sofia sabe a capacidade que o autor tem de prender a atenção em mistérios filosóficos, e com O Dia do Curinga não é diferente. A leitura é repleta de mistério do tipo que faz o leitor parar e pensar sobre as inúmeras possibilidades para explicar os acontecimentos do livro, até se surpreender no final.
O livro tem como personagem principal um garoto norueguês, Hans-Thomas, criado pelo pai que carrega o sangue alemão fruto de um romance proibido em período de guerra. A mãe do garoto o deixou ainda pequeno em busca de sua verdadeira identidade, queria mais do que a vida na Noruega pudesse lhe proporcionar.
A vida de Hans e seu pai era cercada de muita filosofia e pensamentos que podemos classificar como "fora da caixinha" cheia de argumentações e suposições no mínimo interessantes e inteligentes. 
A busca constante por notícias da mãe levou a uma importante pista, através de uma foto de revista, descobriram seu paradeiro, ela havia se tornado modelo em Atenas, o berço da filosofia. 
Ambos saem em uma viagem de carro a procura da jovem e bela modelo, com a esperança que ela tenha se "encontrado" e aceite voltar para casa. 
A viagem é repleta de mistério a cada cidade que passam. Tudo começa com um anão que entrega a Hans uma lupa, alegando que será de muita serventia no futuro. O anão de comportamento peculiar é quem informa sobre o caminho que devem seguir até a próxima cidade, onde mais uma peça entra no jogo. Caminhando pela cidade em que está hospedado para descansar da viagem, Hans para em frente a uma padaria, e um aquário com um peixinho de cores magníficas lhe chama atenção. Ao entrar na padaria Hans conhece um padeiro que de imediato se interessa pela história do garoto e lhe oferece pães doces de cortesia. Como instrução disse que um dos pães só poderia ser comido quando estivesse sozinho e deveria permanecer em segredo. Quando teve a oportunidade de ficar sozinho e saborear o misterioso pão doce Hans percebe que dentro do pão há um pequeno livro, escrito com letras minúsculas, e descobre enfim a serventia  para a  lupa que ganhou do anão, e começa  descobrir os segredos guardados no pequeno livro.
O livro traz uma história muito interessante, que passa a ter padrões que trazem muitas respostas a Hans e junto com essas respostas inúmeras perguntas também. O livrinho narra a história de 3 gerações de padeiros, guardiões dos peixinhos colorido. Envolve ainda um jogo de baralho intrigante e uma bebida púrpura especial. 
A medida que segue com a viagem e vai descobrindo coisas novas em seu livrinho algumas cartas desse jogo vão se encaixando e dando sentido a história. 
O desenrolar é muito interessante e é impossível largar o livro, pois a busca do entendimento dos mistérios prende o leitor do começo ao fim. 
Uma leitura muito inteligente e rica. 


O orfanato da Srta. Peregrine para crianças Peculiares (Ransom Riggs- Editora Leya) me surpreendeu e me fez perder um certo preconceito adquirido ao assistir o filme.
Uma narrativa repleta de suspense e mistérios, com personagens realmente peculiares .
Jacob um rapaz de 16 anos que se sente descolado, vive em uma família rica, e tem como figura importante seu avô paterno que sempre lhe contou histórias do lugar onde viveu, um orfanato no País de Gales. Na infância os relatos do avô prendiam cada vez mais sua atenção, pois haviam crianças diferentes, com certos "poderes", como flutuar, invisibilidade, força "sobrenatural", mulher que virava uma ave entre outras. Mas com a idade avançando as histórias do avô e até mesmo as fotos que este lhe mostrava não passam de contos para entreter criancinhas. 
Mas um trágico acontecimento envolvendo seu avô leva Jacob a procura de respostas importantes, e após uma fase difícil, consegue convencer a família que precisa fazer uma viagem ao local das histórias de seu avô e assim superar seus grandes traumas. 
Chegando na pequena ilha Jacob procura o orfanato das histórias e descobre que o mesmo foi destruído durante a guerra, e todas as crianças haviam morrido, o que não condiz com as datas das correspondências e fotografias que o avô sempre lhe mostrou. Aí se incia uma grande jornada, revelando muitos dos mistérios que sempre cercaram Jacob e dando lugar a outros problemas e novas descobertas. 
Jacob descobre que há uma passagem que leva a um cenário onde a construção do orfanato está intacta e lá habitam as crianças que ele conhece através das historia que sempre ouviu. Essa passagem é uma fenda no tempo, onde guarda a salvo por muitos anos todos que ali estão e a cada final do dia essa fenda é reiniciada voltando ao dia anterior. Assim as crianças não envelhecem e vivem em segurança. 
Ao passar pela fenda Jacob descobre outros segredos de seu avô, e se descobre também. 
Mas os perigos existem. Criaturas abomináveis que caçam peculiares descobrem o paradeiro da fenda, e uma nova jornada de autoconhecimento e muita força se inicia. 
Além de todo o mistério e revelações surpreendentes, há romance, laços de amizade, companheirismo e lealdade, tudo em busca da sobrevivência e de descobrir seu verdadeiro lugar no mundo. 

Ambas as leituras valem muito a pena. 
Espero que tenham gostado.

Até mais ,

Ana Mel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amor pela Austen

Na Janela da Jane